Cooperar Socioambiental da Cooperfrigu trabalha temática sobre consumo consciente da água

Preservar para não faltar. Essa foi a principal mensagem da palestra sobre o consumo consciente da água com o engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente, Diego Raoni da Silva Rocha, durante a programação do quarto dia de atividades do Programa Socioambiental Cooperar, na sede da Cooperfrigu, nesta quinta-feira, 19.

No início do evento houve a apresentação da Comissão da Água da Cooperfrigu. “Os números mostram que essa equipe faz a diferença. Desde quando começamos com essa comissão, há um ano atrás, conseguimos economizar, em média, 600 litros de água por cabeça de gado abatido. Isso é resultado de trabalho em equipe e conscientização das pessoas em nos mostrar onde existe vazamento”, disse o colaborador Tiago Nunes Carvalho.

De acordo com o vice-presidente da Cooperfrigu, Aelton Camargo, o papel desempenhado pelos colaboradores gera a conscientização entre as pessoas. “Cada setor da indústria tem um representante da comissão que diariamente identifica possíveis vazamentos e leva até a equipe de manutenção para o problema ser solucionado. É um trabalho que só é possível porque todos os outros colaboradores ajudam no repasse das informações”, explicou.

O engenheiro ambiental da Prefeitura elogiou a organização da equipe e fez um alerta preocupante quanto ao futuro se as pessoas não tiverem responsabilidade com o a forma de consumir a água. “A água é o bem mais precioso que nós temos, devemos cuida-la com muito carinho. Água é vida e nós devemos nos conscientizar para os problemas que nós mesmos estamos causando ao meio ambiente, à sociedade”, enfatizou.

Diego Raoni deu algumas dicas de economia da água. “É importante não poluir os mananciais e conservar as áreas de preservação permanente que são protegidas por lei. Outras ações como evitar vazamentos, não lavar o carro toda semana, varrer calçada ao invés de lavar, não tomar banhos prolongados, juntar uma boa quantidade de roupa para ser lavada e tantos outras pode diminuir o desperdício de água”, finalizou o engenheiro.

A coordenadora do Programa Cooperar, Andrea Stival, revelou ter aprendido muito com a palestra. “Anotei muitas das orientações compartilhadas pelo Diego e vou colocar em prática na minha casa. Meus pais são do nordeste brasileiro. Quando era criança conheci todo aquele sertão e conheci a seca, que mata os animais, plantas e que faz o homem chorar. É um ambiente triste pela falta de água. Se temos água em abundância aqui no Tocantins é necessário preservar”, disse.

Depois da palestra, o músico gurupiense Igor Rodrigues animou os colaboradores com muitas canções conhecidas do sertanejo universitário.

Hábitos Saudáveis
Para o quinto dia de atividades do 13º Cooperar, nesta sexta-feira, 20, a nutricionista da Cooperfrigu, Ana Luisa Oliveira irá realizar uma palestra aos colaboradores sobre hábitos saudáveis às 11 horas, na sede da Cooperativa.

Por George Henrique
Ascom/Cooperfrigu

Sem comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixar um comentário

  • (will not be published)